Médica Radiologista especialista na imagem da pelve feminina, com maior ênfase no diagnóstico por imagem de endometriose.
Sobre o Médico
Ampla experiência no diagnóstico por imagem das afecções da pelve feminina, com ênfase em endometriose.
Título de especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo Colégio Brasileiro de Radiologia
Fellowship em Imagem Torácica e Abdominal pelo HCOR - Hospital do Coração - SP
Fellowship em Tomografia computadorizada e Ressonância Magnética Geral pelo Grupo Fleury - SP
Aperfeiçoamento em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo Hospital Sepaco - Sp
Graduação Médica pelo UniCeuma
Dúvidas Frequentes
Não, a Dra. Natalia Logrado atende somente particular. Para mais informações CLIQUE AQUI e fale diretamente com a secretária.
A endometriose é uma condição ginecológica na qual o tecido que normalmente reveste a parte de dentro do útero, chamado endométrio, cresce fora do útero, principalmente na região pélvica das mulheres (entre o umbigo e a virilha).
Os sintomas de endometriose são diversos e incluem:
- Dismenorréia (cólicas menstruais): principal sintoma da doença em 62,2% dos casos;
- Dor pélvica crônica ou constante: pode ocorrer de forma intermitente ao longo do ciclo menstrual. Apresenta características diversas, como desconforto, dor pulsante e frequentemente piora no passar do tempo;
- Dor durante a relação sexual: está relacionada principalmente com lesões profundas na vagina
alterações intestinais: distensão abdominal, sangramento nas fezes, constipação e dor anal durante o período menstrual; - Infertilidade: dificuldade para engravidar após um ano de tentativa.
O diagnóstico usualmente é suspeitado pelo médico ginecologista durante a consulta, através de uma avaliação clínica adequada, com história e exame físico da paciente, podendo então prosseguir a investigação diagnostica com exames minimamente invasivos como a ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal e a ressonância magnética, ambas idealmente realizadas por médicos especialistas e com experiência no diagnóstico.
O ultrassom transvaginal com preparo intestinal é um exame não invasivo e realizado por via vaginal, para pesquisa de alteracoes no sistema reprodutor feminino, através da avaliação das estruturas pélvicas, como o útero, colo do útero, ovários, trompas, canal vaginal e o retosigmoide.